70 anos de Geezer Butler, lendário baixista do Black Sabbath

Há exatos 70 anos, no dia 17 de julho de 1949, nascia em Birmingham o lendário baixista do Black Sabbath, Geezer Butler. Birmingham havia sido bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial, e sua infância foi muito difícil. O baixista começou tocando guitarra inspirado em John Lennon e os Beatles, mas quando conheceu o Cream foi inspirado por Jack Bruce a tocar baixo. Começou a tocar, ainda na guitarra, na banda “Rare Breed”, quando conheceu Ozzy Osbourne devido a um anúncio bem humorado de Ozzy, no qual dizia que tinha se próprio PA, algo incrível para a época. Geezer então foi até o endereço e conheceu Ozzy, e no dia seguinte Tony Iommi e Bill Ward que foram atrás do anuncio também, e após certo tempo eles se juntaram, primeiro como Earth, e depois como Black Sabbath.

Dai pra frente o que Geezer fez foi ajudar o Black Sabbath a escrever história: a primeira banda de Heavy Metal da história, o berço do gênero que veio a se tornar um mundo vasto e riquíssimo, com temas sombrios mas que passavam mensagens inteligentes em suas letras, escritas por Butler, e um som pesado jamais visto, que os tornaram gigantes, consagrando-os como lendas. Em 1979, Ozzy saiu do Black Sabbath, sendo substituido por Ronnie James Dio, e posteriormente, em 1983, por Ian Gillian. Em 1984, Geezer saiu da banda e formou a Geezer Butler Band, que acabou sem gravar nenhum disco. Após se reunir mais algumas vezes com Black Sabbath e Ozzy Osbourne, assim como os projetos na banda G/Z/R e sua carreira carreira solo, o Black Sabbath fez, com ele, seu último show em 2016, dando um ponto final a história da banda (ao menos por enquanto). No entanto, Geezer não tem vontade de se aposentar, e fundou o supergrupo Deadland Ritual, que já tem dois singles lançados e já fez diversos shows.

Em termos de baixo, Geezer tem um timbre incrível, e faz linhas simples e perfeitas, que dão um “punch” característico, um peso tamanho cuja ausência certamente impediria o Black Sabbath de ter sido tão pesado e revolucionário. Abaixo temos um top 5 com algumas das melhores performances de Geezer (comente outras grandes performances abaixo!):

1. N.I.B.

2. Children Of The Grave

3. War Pigs

4. Supernaut

5. Sabbath Bloody Sabbath

Geezer se mostra sedento por continuar entregando música de qualidade mesmo após todo o tempo passado. Feliz aniversário, boa e longa vida para a lenda, agora septuagenária, Geezer Butler!

Anúncios

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário