Richie Sambora: 60 anos do grande guitarrista do Bon Jovi

Nesta quinta feira, dia 11 de julho, completa sessenta anos o guitarrista e cantor Richie Sambora, eternizado como guitarrista na mais popular banda de Glam Metal da história: Bon Jovi. Richie nasceu em New Jersey, e sua memória musical mais antiga foi ver os Beatles tocando no Ed Sullivan Show, em 1964. Começou a tocar o acordeon aos 6 anos, migrando para a guitarra aos 12 inspirado por Jimi Hendrix, que havia acabado de morrer.

Tocou em sua primeira banda aos 16 anos, e cursou psicologia por dois anos, enquanto era músico simultaneamente, e chegou a fazer uma audição para tocar no Kiss, mas não entrou na banda por motivo incerto. Se juntou ao Bon Jovi em 1983, e com eles explodiu no movimento Glam Metal ao lançar clássicos oitentistas como “Slippery When Wet” e “New Jersey”, se reinventando na década de 90 para o pop-rock, e atraindo um público novo que manteve a banda em potência total.

A carreira solo de Sambora é outra preciosidade, contando com 3 grandes discos, fora a parceria dele com a guitarrista e cantora Orianthi (conhecida por tocar com Alice Cooper), que rendeu o disco “Radio Free America” (2018), mas o casal se separou em agosto de 2018 e o futuro do projeto é desconhecido.

Richie, na guitarra, tem altíssima “pegada”, com um bom gosto incrível para timbres e melodias, e uma identidade que foi a parte principal do som do Bon Jovi, tornando sua saída, em 2013, um verdadeiro prejuízo. Além do talento nas seis cordas, Richie é também um grande cantor, sendo muitas vezes comparado a Jon Bon Jovi em quesito de qualidade.

Longa vida a Richie Sambora, feliz aniversário, e muitos anos de vida a você e sua música. O seu legado é enorme e sua música marcou uma geração!!!

Autor: allanfranzner

Guitarrista, amante e entusiasta da música, principalmente do rock n' roll!

Deixe um comentário