55 anos de ”A Hard Days Night”: Os ”Reis do Iê Iê Iê”

Há exatos 55 anos, era lançado o terceiro álbum do quarteto mais famoso da história da música. Os meninos de Liverpool, após dois lançamentos em 1963 nos quais eram metade autorais e metade covers, decidiram lançar um disco inteiramente próprio e que ainda estava acompanhado do lançamento do filme homônimo: A HARD DAY’S NIGHT, ou, se quiser, OS REIS DO IÊ IÊ IÊ, como saiu no Brasil.

O filme, em preto e branco, é dirigido por Richard Lester e mostra a história de uma banda de rock que era perseguida por fãs histéricos. Após perseguições de fãs, entrevistas e muito humor, a banda realiza um show na televisão. O filme mostra um pouco da realidade dos Beatles na época, no auge da Beatlemania.

Resultado de imagem para a hard day's night

 

O disco contém alguma das mais famosas composições de Lennon/McCartney, tais quais: A própria faixa título, na qual é reconhecida a quilômetros apenas pelo seu acorde inicial. I Should Have Known Better, que ficou famosa no Brasil pela regravação da banda Jovem Guardista ”Os Fevers”. A linda balada cantada por Paul AND I LOVE HER, e a música que foi lançada como singles no Reino Unido Can’t Buy Me Love.

O álbum, inicialmente, seria chamado de YOU CAN’T DO THAT, tendo seu nome mudado por uma sugestão de Ringo. Após um dia exaustivo de trabalho Ringo disse “It’s been a hard day…and I looked around and saw it was dark so I said,…night!”. Os dizeres de Ringo inspiraram o título do filme e consequentemente da música.

A faixa I’m Happy Just To Dance With You foi composta por Lennon, mas entregue a George para que fosse cantada, já que John achava que tinha tudo a ver com o momento da vida pessoal do ”Beatle tímido”.

HardDaysNight-Main

 

Things We Said Today Paul escreveu para sua namorada na época, a atriz Jane Asher. A canção fala sobre as “coisas que nós dissemos”, quando se encontraram pela última vez, devido a seus compromissos, Paul e Jane não se encontravam com muita frequência. John e Paul dividem os vocais principais em “If I Fell” e “Tell Me Why”, ambas compostas principalmente por Lennon. A música “You Can’t Do That” foi a primeira música dos Beatles que George gravou usando uma guitarra de 12 cordas. Depois ele a usou também na música “A Hard Day’s Night”.

 

28547id_005_w1600

Uma curiosidade deste álbum é que contém apenas treze canções, em vez das quatorze que eram de costume aparecer nos álbuns dos Fab 4. Os contos dizem que Ringo estava doente no dia que os Beatles tinham agendado para gravar a 14º canção para o álbum e, como ele não pode ir ao estúdio, arranjaram um baterista substituto que só prestou para eles ensaiarem, enquanto a 14º canção nunca foi gravada em tempo para a produção do disco.

A Hard Day’s Night é mais um clássico desta banda fantástica que mudou não apenas a história da música, mas, de certa forma, a história mundial. Não é nenhum exagero dizer que existe um mundo pré e pós Beatles.

 

 

Imagem relacionada

Autor: Luc Rhoads

Um grande apaixonado por música e aventuras. Carioca, estudante de Educação Física, professor de inglês e vascaíno doente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s