
Há exatamente meio século atrás, um incrível artista Folk britânico lançava sua primeira obra, e que até hoje é admirada e reverenciada no mundo!
Exímio violonista, compositor de muita inspiração, e cantor com uma voz suave e ao mesmo tempo de dor, Nick Drake até hoje possui uma obra lindíssima, que embora muitas vezes subestimada, permanece essencial para quem estiver interessado em descobrir o significado dos anos 60.

Seu disco de estréia, “Five Leaves Left”, é um trabalho altamente admirável: Repleto de músicas complexas e introspectivas, mas impregnadas de arranjos e produção tirados diretamente da prateleira do Pop. Graças ao auxílio da grande banda de Folk “Fairport Convention”, aos arranjos lindíssimos do mestre das cordas Robert Kirby, e claro, também a incrível força do violão de Drake, que tocava baseando-se numa mistura de Folk, Blues e música clássica, o álbum contém músicas brilhantes e cheias de vida que não envelheceram nada nesses anos todos.
A fenomenal “River Man”, com sua letra questionadora, combina muito bem com a suave voz de tenor de Nick, e a força de seu violão o coloca entre o Folk e o Psicodélico. As cordas sinuosas de “Way To Blue” são também muito inspiradoras, assim como o violoncelo com toques orientais, emocionante e inesquecível de “Cello Song”. Os dedilhados de violão arrepiantes, mais uma melodia meio sombria e com cordas com um tom meio fantasmagórico, fazem de “Day Is Done” um dos momentos mais brilhantes do disco, e a letra altamente introspectiva e reflexiva atenuam ainda mais o clima melancólico da canção. No fim das contas, “Five Leaves Left” é uma viagem criativa da qual não dá para dispensar nenhuma faixa.

Infelizmente com sua triste e prematura morte, Drake não pôde desfrutar de um reconhecimento merecido, mas veio embora de modo tardio. Ao longo dos anos, muitos artistas como o líder do The Cure, Robert Smith, e a lenda, Elton John, frequentemente citaram Nick como uma forte influência.
O veredito final de “Five Leaves Left” é de um disco espetacular, que traz consigo a verdadeira união de beleza e melancolia. Se você curte a emoção da Folk Music, com arranjos de cordas divinos, um violão extremamente bem tocado, com virtuosismo, mas também com muito sentimento e bom gosto, este lindo álbum é feito para você.
