Billie Jean – A obra prima do Rei do Pop!

Hoje daremos início á um novo quadro aqui no “Entre Acordes” chamado de “As 100 melhores canções de todos os tempos”. Trata-se de uma “lista” das melhores e mais emblemáticas canções da história da música Pop, na qual postaremos pequenos textos dissertando sobre cada uma, com histórias, dados, curiosidades e afins. E para começar, falaremos sobre a canção mais icônica do Rei do Pop, Michael Jackson.

Qual é a definição de um single Pop perfeito? A resposta para esta pergunta pode ser mais complexa do que podemos imaginar. Quando foi composta por Michael Jackson, “Billie Jean” acabou sendo reprovada por Quincy Jones, produtor do disco “Thriller. O maestro dizia que a introdução do single era longa demais, que os baixos eram mal colocados, e que o nome não era adequado, pois poderia ser confundido com a grande tenista, Billie Jean King. Porém, Michael Jackson bateu o pé e fez com que nada disso o impedisse de colocar o trabalho no álbum e de lançá-lo como single, sendo que a música chegou a ser mixada 91 vezes em estúdio devido ao alto nível de perfeccionismo de Michael e do grande engenheiro de som Bruce Swedien.

Sorte dele, e nossa também. “Billie Jean” é até hoje, um dos hits mais marcantes e icônicos da carreira do astro e da história da música Pop mundial, sendo também o primeiro vídeoclipe de um artista negro a ser exibido na MTV. Além disso, “Billie Jean” é a música de Michael mais executada nos streamings. Foi também com “Billie Jean” que Michael apresentou ao mundo o seu passo de dança mais famoso, o incrível “Moonwalk”, numa performance icônica no excelente especial de TV realizado pela gravadora Motown em 1983, batizado de “Motown 25: Yesterday, Today, Forever”.

Com sua narrativa de suspense, sua produção altamente perfeita, desde a facilmente reconhecida bateria na introdução tocada por N’dugu Chancler, à inesquecível linha de baixo por Louis Johnson, indo até os maravilhosos vocais em camadas de Michael, fazem de “Billie Jean” uma das produções mais perfeitas já realizadas na música!

01/100

Anúncios

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário