1973-1977. Cinco anos de uma intensa produção de música progressiva no Brasil, com Som Imaginário, Som Nosso de Cada Dia, Mutantes, Moto Perpétuo, A Barca do Sol, O Terço, Casa das Máquinas, Terreno Baldio, Bixo da Seda, Recordando o Vale das Maçãs e muitos outros.
Muitos não sabem, mas na década de 70 o Brasil foi invadido com força pelo Rock Progressivo que também encantava o mundo todo por meio de bandas incríveis como Yes, Genesis, King Crimson etc.
E tal encantamento em poucos anos fez o Brasil ser a terra de várias bandas espetaculares que foram responsáveis pelo desenvolvimento do Prog por aqui, e acreditem se quiserem, apesar de muita dessas bandas terem produzido pouco (Muitas delas não passavam de três discos) o legado e a qualidade musical que tais bandas apresentaram em sua época são referenciadas até hoje, e acreditem se quiserem, mas houve um tempo em que o nível era tão alto que ouso a dizer que o Rock Progressivo feito em terras brasileiras em nada devia ao feito lá fora.
Deixo aqui uma seleção de oito discos que considero essenciais para quem quiser se aprofundar neste universo maravilhoso que foi a música progressiva feita no Brasil na década de 70.







