Os 20 anos da estréia de uma das maiores bandas de Rock 2000s

15 de junho de 1999: Há 20 anos atrás, a dupla The White Stripes (Jack White nas guitarras e vocais, e Meg White na bateria) estreavam com seu disco homônimo.

Mesmo carecendo de grandes hits, neste álbum já é possível perceber o quão incrível é a mente de Jack White, que já desde o início, criou todo o conceito por trás da banda, seja na sonoridade, ou no aspecto visual, sempre dando muita ênfase a cor vermelha em todos os trabalhos do duo.

Altamente inspirado no Blues Rock e no Garage Rock, e principalmente em Led Zeppelin (Banda na qual Jack White é alucinado) o disco cumpre muito bem o papel tanto no sentido de deixar muito bem claro quais as ótimas referências musicais da dupla, como também para mostrar ainda que forma mais contida é claro, a capacidade e potencial autoral da banda, além de mostrar o ótimo talento de Jack nas guitarras e vocal, muitíssimo inspirado por Jimmy Page e Robert Plant.

Fazendo referências claras ao Blues Rock e ao Garage Rock, a dupla apresentou boas canções autorais como “The Big Three Killed My Baby”e “Suzy Lee”, mas também fez questão de homenagear suas principais fontes de inspiração, como nas covers de “Stop Breaking Down” (Robert Johnson), “One More Cup Of Coffee” (Bob Dylan) e no standard “St. James Infirmary Blues”.

Particularmente considero um bom disco e uma ótima estréia, que demonstra muito bem os primeiros passos de um cara que futuramente se tornaria uma das principais (Ou quem sabe até a principal) figura do Rock nos últimos 20 anos.

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário