4 Grandes Performances de Andre Matos

Resultado de imagem para andre matos hd

No dia 8 de Junho de 2019, fomos todos surpreendidos com a notícia da prematura morte de Andre Matos. Simplesmente uma lenda do metal mundial, membro fundador de três das maiores bandas do Metal Nacional (Viper, Angra e e Shaman). Uma voz incrível, pianista virtuoso, maestro, enfim, um patrimônio cultural de nosso país. Como homenagem a esse gênio (e um dos grandes ídolos deste que vos fala), resolvi escolher quatro performances, que de alguma forma marcaram sua incrível carreira, e fazem parte de seu imenso legado. Longe de ser uma lista definitiva, mas que sintetiza bem quem foi Andre Matos (englobando toda a sua obra).

1 – Angra – Carolina IV

Nada mais justo do que começar a lista com a que, para mim (e para muitos dos fãs da banda), é a música mais rica e bem composta do Angra, e talvez da carreira de Andre. Trata-se da quarta faixa da obra-prima “Holy Land” (1996), sendo um épico, que mostra todas as virtudes dos membros da banda, iniciando-se com uma percussão marcante, legitimamente brasileira, e culminando num acelerado Power Metal, com inúmeros elementos progressivos e até jazzísticos. Aqui, Andre mostra todo o seu inigualável talento vocal e virtuosismo no Piano.

2 – Shaman – Fairy Tale

Essa é outra música que não pode deixar de ser citada quando falamos de Andre. É um dos maiores sucessos de sua carreira (chegando a tocar em trilha-sonora de novela). De uma melodia com um toque medieval e folclórico, que se desenvolve numa poderosíssima balada, onde ele mostra toda a sua extensão vocal (atingindo desde notas mais graves à agudos impressionantes). Um clássico!

3 – Viper – Living For The Night

“Living For The Night” é um dos grandes clássicos da história do metal brasileiro. Mais uma vez, ela demonstra a maestria de Andre como compositor, numa balada que cresce de forma sublime, ganhando muito peso. Seus vocais são um show à parte, sendo uma daquelas músicas que são (eram, infelizmente) cantadas a plenos pulmões pelos fãs em shows do Viper!

4 – Andre Matos – Letting Go

Essa é a canção mais importante de sua carreira solo. Abrindo o excelente “Time To Be Free” (2007), é simplesmente um petardo. A performance vocal de Andre é absolutamente destruidora, atingindo agudos dificílimos, e nessa música podemos ouvir um bom resumo de sua identidade musical, incorporando os já tradicionais elementos de música erudita.

A morte de Andre foi um dos acontecimentos mais repentinos e tristes desse impiedoso ano de 2019. Entretanto, o artista se vai, mas sua obra é eterna. Uma das figuras mais carismáticas e importantes do Metal Mundial, Andre Matos será sempre lembrado e celebrado!

Autor: Caio Braguin

16 anos, baterista, aficionado por música (e todas as formas de arte) desde o berço. Música é minha vida!

Deixe um comentário