Os 20 anos do disco que elevou o nome “Red Hot Chili Peppers”

No dia 8 de junho de 1999, há exatos 20 anos atrás, a banda Red Hot Chili Peppers lançava um de seus álbuns mais clássicos: O excelente “Californication”

Apesar das influências Funk e Punk ainda permanecerem, o que se ouve em “Californication” é uma banda abrindo seus horizontes em termos de harmonia e melodias, é como a veia Funky da banda ainda estivesse lá mas desta vez acompanhado por uma veia mais melódica e por uma deliciosa sensibilidade Pop.

Não é a toa que este disco gerou hits incontestáveis dentro do repertório da banda: Maravilhas como “Around The World” (Com Flea exalando com maestria seu característico estalo de seu baixo slap) a belíssima e viajante “Scar Tissue” (Com Frusciante solando sua guitarra fazendo-a praticamente chorar) “Otherside”, a linda balada quase Folk “Road Trippin”, e a ótima faixa título, mostrando que até numa música mais lenta a cozinha da banda sempre se sobressai (Sem falar no maravilhoso e inovador vídeo clipe que mostrava os integrantes da banda num divertido jogo de vídeo game).

Produzido pelo velho companheiro, Rick Rubin (Que já havia produzido a obra prima da banda, “Blood Sugar Sex Magik” de 1991) “Californication” é um disco que demonstra com excelência de como uma banda pode lançar um novo trabalho e através dele não só agradar aos fãs antigos como também conquistar toda uma nova geração de admiradores. Já pode ser chamado de clássico nos tempos atuais!

1.”Around the World”
2.”Parallel Universe”
3.”Scar Tissue”
4. “Otherside”
5.”Get on Top”
6.”Californication”
7.”Easily”
8.”Porcelain”
9.”Emit Remmus”
10.”I Like Dirt”
11.”This Velvet Glove”
12.”Savior”
13.”Purple Stain”
14.”Right on Time”
15.”Road Trippin'”

Autor: Felipe Silva

28 anos, paulista, corinthiano, e o mais importante, consumidor compulsivo de música! Rock, Soul, Funk, Blues, Jazz, MPB, que a música boa seja exaltada independente de gênero. God bless you all.

Deixe um comentário