”Queen – Innuendo: A despedida de Freddie Mercury”

Queen é uma das maiores bandas da história do Rock e possui o maior vocalista e ‘’frontmen’’ do seu gênero.

A banda possui uma rica discografia com pontos mais altos do que baixos. Hoje eu vou falar um pouco sobre o último disco da banda com sua formação clássica composta por: Freddie Mercury, Brian May, John Deacon e Roger Taylor.

O intitulado ‘’Innuendo’’ é o 14º disco de estúdio da banda. Como eu disse anteriormente, foi o último trabalho de Freddie Mercury á frente do Queen e infelizmente o disco foi mais falado pelo estado de saúde de Mercury do que pelo excelente conteúdo trazido no disco.

Esse trabalho remete muito á fase anos 70 da banda, mais expecificamente o disco ‘’A Night At The Opera’’ de 1976, desde a sonoridade até a sua capa.

A capa é linda, uma grande arte. Suas cores vivas com um palhaço fazendo malabarismo ao fundo branco realmente lembra a capa do ‘’A Night At The Opera’’.

Passando pelo Rock, Hard Rock e flertando em alguns momentos com o Rock Progressivo, ‘’Innuendo’’ traz 12 faixas em pouco mais de 53 minutos.

Destaques:

‘Não seria pretencioso dizer que “Innuendo”,é uma continuação de ‘’Bohemian Rhapsody’’, suas estruturas são bastante parecidas, uma switch com seus mais de 6 minutos. Um épico com um vocal de alto nível de Freddie e varias passagens instrumentais imprevisíveis tornam a faixa um verdadeiro clássico. Como curiosidade, Steve Howe da banda ‘’Yes’’ faz um lindo solo de violão.

‘’I’m Going Slighty Mad’’: Uma das faixas mais obscuras do disco. Um trabalho lindo de guitarra de Brian May e um vocal mais contido de Freddie. Gostaria de registrar também o clipe dela que é lindo, todo em preto e branco e Freddie fantasiado com um cacho de banana na cabeça. Clássico. Ver videoclipe.

‘’Don’t Try So Hard’’: Faixa cantada por Freddie quase que toda com o falsete. Aqui ele pega notas altíssimas e surpreende mais uma vez, lembrando que ele estava muito debilitado. Talvez minha faixa favorita do disco.

‘’These Are The Days Of Our Lives’’: Grande música talvez a mais pop do disco. Ficou muito lembrada por conta do seu clipe, que é chocante por conta do estado físico de Freddie. Ver Making Of do videoclipe.

‘’The Hitman’’: Talvez a faixa mais pesada da banda ao lado de ‘’Gimme The Prize’’. Um Hard Rock de alto nível.

‘’The Show Must Go On’’: Eis aqui provavelmente a faixa mais emocionante da banda. Desde á letra até seu contexto. A faixa que encerra tudo, o disco e a carreira de Freddie Mercury. Ele implora para o ‘’show continuar’’, pois ele sabe que não terá muito mais tempo de vida. Sem contar que é um dos maiores vocais que eu já vi de Freddie, e eu não estou brincando.

Bom, ’’Innuendo’’ é o grande disco subvalorizado do Queen. Está no meu ‘’Top 5’’ pessoal de melhores discos da banda e com certeza é um dos melhores trabalhos do ano de 1991.

Um disco de despedida, de dor, mas ao mesmo tempo ele retrata muita luta e dedicação de Freddie Mercury para fechar com chave de ouro sua carreira musical, mesmo extremamente debilitado por sua doença (AIDS) que tirou sua vida no mesmo ano.

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário