A apresentação que mudou os rumos do blues.

Falecido há exatos 35 anos, Muddy Waters um dos maiores nomes da história do blues, colocou o gênero em um novo patamar. E hoje decidi prestar uma homenagem lembrando um grande trabalho dele.

Vindo do blues elétrico de Chicago. Ele foi uma grande inspiração para o surgimento do blues britânico. Em meados da década de 1960, ele era um ídolo para nomes como John Mayal, Eric Clapton e os Rolling Stones.

Muddy tem uma discografia interessante mas talvez a sua obra-prima seja um disco ao vivo. O belíssimo “Muddy Waters At Newport 1960”. O disco que praticamente definiu como funcionaria uma apresentação de blues ao vivo.

Com sua Fender Telecaster, Muddy se apresentou no Newport Jazz Festival que nos rendeu um lendário disco ao vivo. Contendo oito faixas foi aclamado pela crítica e também um grande sucesso de público, tornando-se importantíssimo para a popularização do blues entre os brancos nos anos 70.

Enfim, basta ouvir “Muddy Waters At Newport 1960”, para entender o porque esse disco é um clássico da história da música. Disponível nos serviços de streaming.

Autor: Neto Rocha

22 anos, atleta de futebol e grande entusiasta de uma das coisas mais poderosas inventadas pelo homem, a música.

Deixe um comentário